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Por que e como fazer pesquisa de mercado?


Muitos acreditam que pesquisa de mercado é uma prática do passado, chata de fazer e com práticas ultrapassadas. “Ora bolas!”. Não mesmo!

Apesar de ter práticas consolidadas por pesquisadores há muito tempo, na pesquisa de mercado sempre tem algo novo a se implementar. Novas metodologias, novas plataformas, novas métricas de acompanhamento (testadas pela pesquisa de mercado), outros problemas e novas soluções. Afinal, estamos falando de MERCADO, e este muda o tempo todo. A pesquisa de mercado deve acompanhar essas mudanças.


Já falei aqui no blog sobre NPS, lembra? (Se não lembra ou não viu leia aqui J)

Então, o NPS é uma métrica recente que cada vez mais está entrando na rotina de pesquisadores de mercado, principalmente no Brasil da crise, que estão inserindo na estratégia das empresas a regra de ouro* (“Regra de ouro?” Leia o livro sobre NPS - A pergunta Definitiva). Assim como o NPS muitas outras métricas surgem, e novos KPIs** são determinados pela gestão como essenciais para avaliar a performance das empresas.

Não importa o tamanho do seu negócio ou da empresa em que você atua. Ter uma agenda de pesquisa é o primeiro passo para conhecer e entender melhor o seu cliente, se posicionar melhor no mercado, ficar de olho na concorrência e, consequentemente gerar crescimento sustentável no mercado.

E como eu faço para começar a fazer pesquisa?
Se você já fez um curso de ensino superior você provavelmente estudou a disciplina de metodologia de pesquisa, que pode ter várias outras nominações, mas que nada mais é do que o estudo de métodos para desenvolvimento de pesquisas científicas. Esta disciplina dá o embasamento para a formatação de qualquer pesquisa, sendo ela científica ou de mercado. Mas se você não lembra muita coisa dessa disciplina, ou ela foi essencialmente teórica, ou você não teve a oportunidade de cursá-la, não tem problema. Você pode ler alguns livros que tratam do assunto. Eu posso indicar um que eu tenho em casa e que ajuda muito para quem está começando... mas ler outros é importante, ok!

LIVRO: Pesquisa de Marketing: Foco na Decisão do autor Naresh K. Malhotra



Você também pode contratar um especialista ou uma empresa para conduzir o processo de pesquisa para você.

Sendo você ou não a fazer a pesquisa é importante ficar de olho em alguns critérios essenciais para uma boa condução do processo. 
1º - Qual o problema você busca resolver ou entender para prosseguir com uma pesquisa? Toda pesquisa inicia com um problema que vai se desdobrar em objetivos. Pense nisso primeiro.
2º - Planeje a pesquisa. Faça um planejamento da sua pesquisa. Você pode usar outras ferramentas para isso, como 5W2H para te ajudar a pensar em todos os aspectos que envolva a pesquisa. Lembre-se de definir um público alvo (aqui vale pensar se você tem um mailing para enviar a pesquisa ou não), definir a amostra mínima, definir as técnicas e estratégias de coletas de dados, cronograma, entre outras ações relevantes para a pesquisa que será realizada.
3º - Colete os dados. A sua pesquisa será feita por dados primários, secundários (desk research) ou você usará ambas as formas de coleta? Na coleta de dados primários faça um acompanhamento de perto da coleta, verificando falhas na coleta, se o questionário está adequado (vale testar o instrumento de coleta antes), se há uma taxa de resposta ideal... E na coleta secundária lembre-se de eleger fontes confiáveis e busque aquelas que mais se enquadrem ao seu negócio. Alguns exemplos são agências do governo, sindicatos, relatórios governamentais e outros meios onde a fonte pode ser validada como segura e confiável.
4º - Analise os dados. Feita a coleta é necessário consolidar as informações. Se necessário, faça uma limpeza dos dados coletados com uso de excel ou softwares de análise de pesquisa. Para analisar as informações também é viável o uso de softwares como o R, SPSS, Atlas T.I, ou outros, além de poder fazê-la pelo excel. Nesta etapa o erro mais comum é imprimir a opinião do pesquisador na análise, sem amparar as colocações nos fatos apresentados pela pesquisa. Apresentar os resultados com gráficos, imagens e ilustrações auxiliam na visualização dos dados, além de tabelas consolidadas. Tem muita gente usando infográficos. Fica fácil de entender e é visualmente agradável.
5º - Conclua a pesquisa. Verifique se o problema de pesquisa foi devidamente respondido pela pesquisa e se foram alcançados os objetivos propostos. Condense as informações encontradas e faça sugestões em um plano de ações para a empresa. Novamente você poderá fazer o uso do 5W2H para te ajudar a apresentar o plano de ações.



Let's go! Apaixone-se pela pesquisa e junte-se ao time de estudiosos na área.


*Cada um deve tratar o outro como gostaria que ele próprio fosse tratado. "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles, porque esta é a lei e os profetas" Mateus 7:12
**KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator e em português significa Indicadores Chave de Desempenho. 

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