Você já ouviu falar de content marketing? É disso que vamos falar agora... O mundo está falando disso agora! Sim... Esqueça as mídias offline. Não que elas não sejam necessárias, elas também são, principalmente em uma estratégia ampla de divulgação de marca. Mas no mundo das redes sociais, de velocidade de informações, o que engaja é conteúdo na web. O marketing de conteúdo tem feito crescer as vendas das empresas, não só as de e-commerce mas também as demais, por meio de estratégias de marketing digital.
Marketing
de conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos
personalizados para seu cliente, esse é um método de marketing que se baseia
na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de
conteúdo. A definição mais utilizada em âmbito global é a de autoria do
estadunidense Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute:
“Marketing
de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e
distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um
público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis
como consumidores.”
O
conceito se baseia em gerar fidelização dos clientes e entregar informações
valiosas de maneira consistente. O conteúdo é produzido pelas marcas visando
aproximar-se do cliente e sanar as dúvidas/objeções e dicas ao longo do funil
de vendas, mas sem intenção comercial direta, e sim educacional. Pode ser
publicado em diferentes formatos tanto off-line (revistas impressas, eventos
presenciais etc.) como on-line (vídeos, white papers, ebooks, posts, guias,
artigos, webinars etc.). Não é focado exclusivamente em vendas, em
compartilhamento de conteúdo relevante e útil.
O
objetivo central é a formação de um público fiel. Em um de seus livros, intitulado
Epic Content Marketing, Joe Pulizzi lista os objetivos frequentes das
empresas. São eles:
Consciência
da marca;
Geração
de leads;
Conversão
em clientes;
Serviço
ao cliente;
Retenção
do cliente;
Geração
de fidelidade;
Upsell
do cliente;
Geração
de defensores da marca.
O
marketing de conteúdo é um dos grandes motores para atrair clientes de
qualidade, frente ao marketing digital. Entre os principais objetivos do
marketing de conteúdo, pode ser destacado o aumento de vendas, do engajamento
com os clientes e potenciais clientes e geração de leads.
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Fonte: Wikipedia
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E não são só empresas que dão vida ao content marketing. Estamos falando de jornalismo, de cultura, lazer, gastronomia e... música ✌
É de música que queremos falar, e especificamente sobre
Paul McCartney 👈👀
Simplesmente 💯sacional
Paul lançou dia 7 de setembro o seu novo álbum, Egypt Station. E ele já está no topo da Billboard. 😮
Sabe como ele conseguiu isso? Com as músicas dos Beatles, mas também com uma divulgação expressiva, inclusive na internet e criando conteúdo, como este destacado abaixo:
"Ele se aliou a James Corden em junho para uma edição do famoso Carpool Karaoke. OK, basicamente todo artista pop já passou pelo quadro, mas Paul foi além: ao escolher Liverpool como cenário, ele propõe ali uma viagem literal pelas músicas dos Beatles". Gustavo Miller via Linkedlin.
Esse é um caso de estratégia de lançamento de produto bem pensada, não?
Até a próxima!
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