A análise de Cluster da pesquisa "Estudo do comportamento do consumidor metrossexual com relação ao consumo de produtos cosméticos" possibilitou agrupar os homens da amostra em seis perfil de consumo do metrossexual. Sendo assim, foi possível separá-los em homens desde nada vaidosos, até os mais minuciosos. Conheça abaixo.
Será que você ou algum conhecido é metrossexual? Compare!
Tipos de Perfil Metrossexual
O Homem das
Cavernas
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Pouco vaidoso, mas nada metrossexual. Se dizem
satisfeitos com a aparência própria e por isso não estão dispostos a gastar
com a aparência. Não se identificam ou se consideram metrossexuais.
Relacionam a vaidade à frescura e possuem uma visão negativa do metrossexual
e do consumo de produtos cosméticos. Consideram que o metrossexual quer se
aproximar dos modelos femininos de beleza.
Práticas
de cuidado preferidas: academia/exercícios físicos e protetor
solar.
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O Discreto
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Vaidade discreta, não pode ser considerado um
metrossexual. Não estão dispostos a gastar com a aparência, vista como um
consumo superficial e visam produtos cosméticos considerados de utilidade.
Não se identificam ou se consideram metrossexuais. Relacionam a vaidade ao
bem estar e se consideram bastante satisfeitos com a aparência pessoal, mas
consideram o metrossexual um homem vaidoso ao extremo. Práticas de
cuidado preferidas: academia/exercícios físicos, fixador, gel ou
pomada para cabelo e protetor solar, creme de tratamento para o cabelo,
hidratante para o corpo, mãos, protetor labial.
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O Sensato
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Homem vaidoso, com
tendências metrossexuais. Alguns homens consideram a possibilidade de gastar
mais com a aparência, e são experimentadores de produtos cosméticos, ou
pretendem fazer uso no futuro, apesar de não demonstrar uso constante destes
produtos. Não são avessos ao metrossexual, já que homens se identificam com o
estilo de vida dos metrossexuais mas não se consideram metrossexual.
Relacionam a vaidade ao bem estar e como forma de embelezar-se, e se
consideram bastante satisfeitos com a aparência pessoal, mas consideram o
metrossexual vaidoso ao extremo, mas discordam que o metrossexual esteja
relacionado a ser homossexual. São condescendentes ao comportamento
relacionado a beleza. Práticas de cuidado preferidas:
academia/exercícios físicos, creme de tratamento para o cabelo, creme
hidratante para as mãos, fazer as unhas, fixador, gel ou pomada para o
cabelo, protetor labial e protetor solar.
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O Vaidoso
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Vaidade em ascensão. Metrossexual comedido. São
bastante habituados com produtos cosméticos e serviços estéticos e consideram
gastar ainda mais com a aparência. Se identificam em parte com o
metrossexual, mas não se consideram metrossexuais. Relacionam a vaidade
principalmente ao bem estar, e aceitam o uso destes produtos para ficar mais
bonito. Consideram positivo o fato do
homem se preocupar com a aparência e que ter uma boa aparência é valorizado
na sociedade.
Práticas
de cuidado preferidas: academia/exercícios físicos, creme de tratamento
para o cabelo, esfoliante, hidratante para mãos, corpo, rosto e pés, fixador,
gel ou pomada de cabelo, protetor solar e sabonete anti oleosidade. Uso
eventual de base corretiva no rosto, base para unha, depilação à cera ou
creme, e tinta para cabelo.
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O
Exuberante
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Muito vaidoso. É um
metrossexual. São consumidores de produtos cosméticos, pois gostam de cuidar
da aparência e acreditam que estes produtos ajudam a melhorar o visual. Além
disto, consideram gastar ainda mais com a aparência. Há uma identificação com
o metrossexual, mas não se sentem a vontade em se autoconsiderar
metrossexual. Relacionam a vaidade principalmente ao bem estar, mas também
para ficar mais bonito. Muito satisfeitos com a aparência pessoal, se acham
bonitos e valorizam bastante a autoaparência. Consideram importante o homem
se preocupar com a aparência e que a boa aparência facilita as relações em
sociedade. Acreditam que o metrossexual é vaidoso ao extremo, mas discordam
que o metrossexual esteja relacionado a ser homossexual. São condescendentes
ao comportamento relacionado a beleza. Práticas de cuidado preferidas:
academia/exercícios físicos, creme antimanchas e acne, creme de tratamento
para o cabelo, creme esfoliante, creme hidratante para as mãos, corpo, rosto,
e pés, fazer as unhas, fixador, gel ou pomada para o cabelo, protetor labial,
protetor solar e sabonete que evita a oleosidade. Uso eventual de base
corretiva no rosto (maquiagem), depilação à cera ou creme, massagem no rosto
e tinta para cabelo.
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O
Narcisista
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Perfeitamente um metrossexual. São consumidores de
produtos cosméticos, pois gostam de cuidar da aparência e acreditam que estes
produtos ajudam a melhorar o visual, por isso consideram aumentar os gastos
nestes cuidados. De todos os grupos, este é o que mais gasta com produtos
para melhorar a aparência. Identificam-se fortemente com o metrossexual, e
até mesmo se conceituam metrossexual. Relacionam a vaidade ao bem estar e
ficar mais bonito. Amam a própria imagem refletida e passam muito tempo
verificando o visual no espelho. São identificados por pessoas próximas como vaidosos
e demonstram um amor próprio pela autoimagem elevada. Consideram muito
importante o homem se preocupar com a aparência e que a boa aparência
facilita as relações em sociedade. Acreditam que o metrossexual é vaidoso ao
extremo, mas discordam que o metrossexual esteja relacionado a ser
homossexual ou que queira se aproximar dos modelos femininos de beleza. Práticas
de cuidado preferidas: academia/exercícios físicos, creme antimanchas
e acne, creme antirrugas, creme de tratamento para o cabelo, creme esfoliante,
creme hidratante para as mãos, corpo, rosto, e pés, depilação à cera ou
creme, fazer as unhas, fixador, gel ou pomada para o cabelo, limpeza de pele,
protetor labial, protetor solar e sabonete que evita a oleosidade. Uso
eventual de base corretiva no rosto (maquiagem), base para unha, massagem no
rosto e tinta para cabelo.
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Conheça a pesquisa completa aqui.
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