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TIPOS DE METROSSEXUAL


A análise de Cluster da pesquisa "Estudo do comportamento do consumidor metrossexual com relação ao consumo de produtos cosméticos" possibilitou agrupar os homens da amostra em seis perfil de consumo do metrossexual. Sendo assim, foi possível separá-los em homens desde nada vaidosos, até os mais minuciosos. Conheça abaixo.
Será que você ou algum conhecido é metrossexual? Compare!

Tipos de Perfil Metrossexual

O Homem das Cavernas
Pouco vaidoso, mas nada metrossexual. Se dizem satisfeitos com a aparência própria e por isso não estão dispostos a gastar com a aparência. Não se identificam ou se consideram metrossexuais. Relacionam a vaidade à frescura e possuem uma visão negativa do metrossexual e do consumo de produtos cosméticos. Consideram que o metrossexual quer se aproximar dos modelos femininos de beleza.
Práticas de cuidado preferidas: academia/exercícios físicos e protetor solar.
O Discreto
Vaidade discreta, não pode ser considerado um metrossexual. Não estão dispostos a gastar com a aparência, vista como um consumo superficial e visam produtos cosméticos considerados de utilidade. Não se identificam ou se consideram metrossexuais. Relacionam a vaidade ao bem estar e se consideram bastante satisfeitos com a aparência pessoal, mas consideram o metrossexual um homem vaidoso ao extremo. Práticas de cuidado preferidas: academia/exercícios físicos, fixador, gel ou pomada para cabelo e protetor solar, creme de tratamento para o cabelo, hidratante para o corpo, mãos, protetor labial.
O Sensato
Homem vaidoso, com tendências metrossexuais. Alguns homens consideram a possibilidade de gastar mais com a aparência, e são experimentadores de produtos cosméticos, ou pretendem fazer uso no futuro, apesar de não demonstrar uso constante destes produtos. Não são avessos ao metrossexual, já que homens se identificam com o estilo de vida dos metrossexuais mas não se consideram metrossexual. Relacionam a vaidade ao bem estar e como forma de embelezar-se, e se consideram bastante satisfeitos com a aparência pessoal, mas consideram o metrossexual vaidoso ao extremo, mas discordam que o metrossexual esteja relacionado a ser homossexual. São condescendentes ao comportamento relacionado a beleza. Práticas de cuidado preferidas: academia/exercícios físicos, creme de tratamento para o cabelo, creme hidratante para as mãos, fazer as unhas, fixador, gel ou pomada para o cabelo, protetor labial e protetor solar.
O Vaidoso
Vaidade em ascensão. Metrossexual comedido. São bastante habituados com produtos cosméticos e serviços estéticos e consideram gastar ainda mais com a aparência. Se identificam em parte com o metrossexual, mas não se consideram metrossexuais. Relacionam a vaidade principalmente ao bem estar, e aceitam o uso destes produtos para ficar mais bonito.  Consideram positivo o fato do homem se preocupar com a aparência e que ter uma boa aparência é valorizado na sociedade.
Práticas de cuidado preferidas: academia/exercícios físicos, creme de tratamento para o cabelo, esfoliante, hidratante para mãos, corpo, rosto e pés, fixador, gel ou pomada de cabelo, protetor solar e sabonete anti oleosidade. Uso eventual de base corretiva no rosto, base para unha, depilação à cera ou creme, e tinta para cabelo.
O Exuberante
Muito vaidoso. É um metrossexual. São consumidores de produtos cosméticos, pois gostam de cuidar da aparência e acreditam que estes produtos ajudam a melhorar o visual. Além disto, consideram gastar ainda mais com a aparência. Há uma identificação com o metrossexual, mas não se sentem a vontade em se autoconsiderar metrossexual. Relacionam a vaidade principalmente ao bem estar, mas também para ficar mais bonito. Muito satisfeitos com a aparência pessoal, se acham bonitos e valorizam bastante a autoaparência. Consideram importante o homem se preocupar com a aparência e que a boa aparência facilita as relações em sociedade. Acreditam que o metrossexual é vaidoso ao extremo, mas discordam que o metrossexual esteja relacionado a ser homossexual. São condescendentes ao comportamento relacionado a beleza. Práticas de cuidado preferidas: academia/exercícios físicos, creme antimanchas e acne, creme de tratamento para o cabelo, creme esfoliante, creme hidratante para as mãos, corpo, rosto, e pés, fazer as unhas, fixador, gel ou pomada para o cabelo, protetor labial, protetor solar e sabonete que evita a oleosidade. Uso eventual de base corretiva no rosto (maquiagem), depilação à cera ou creme, massagem no rosto e tinta para cabelo.
O Narcisista
Perfeitamente um metrossexual. São consumidores de produtos cosméticos, pois gostam de cuidar da aparência e acreditam que estes produtos ajudam a melhorar o visual, por isso consideram aumentar os gastos nestes cuidados. De todos os grupos, este é o que mais gasta com produtos para melhorar a aparência. Identificam-se fortemente com o metrossexual, e até mesmo se conceituam metrossexual. Relacionam a vaidade ao bem estar e ficar mais bonito. Amam a própria imagem refletida e passam muito tempo verificando o visual no espelho. São identificados por pessoas próximas como vaidosos e demonstram um amor próprio pela autoimagem elevada. Consideram muito importante o homem se preocupar com a aparência e que a boa aparência facilita as relações em sociedade. Acreditam que o metrossexual é vaidoso ao extremo, mas discordam que o metrossexual esteja relacionado a ser homossexual ou que queira se aproximar dos modelos femininos de beleza. Práticas de cuidado preferidas: academia/exercícios físicos, creme antimanchas e acne, creme antirrugas, creme de tratamento para o cabelo, creme esfoliante, creme hidratante para as mãos, corpo, rosto, e pés, depilação à cera ou creme, fazer as unhas, fixador, gel ou pomada para o cabelo, limpeza de pele, protetor labial, protetor solar e sabonete que evita a oleosidade. Uso eventual de base corretiva no rosto (maquiagem), base para unha, massagem no rosto e tinta para cabelo.
Fonte: Máximo, A (2015)

Conheça a pesquisa completa aqui.

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