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Praticanco a teoria: O renascimento do ICQ

Extraído de Google Imagens
      Durante a década de 90 o mundo vivenciou a popularização da internet. Desde meados desta década a internet teve um enorme impacto sobre a cultura mundial, possibilitado a formação de novas formas de interação, organização e atividades sociais, graças as suas características básicas como o uso e o acesso difundido da informação, principalmente pelo aumento da comunicação instantânea através de e-mailsmensagens instantâneas, chamadas de voz, chamadas de vídeo interativas, fóruns de discussão, blogs, redes sociais e sites de compras online.
O ICQ surgiu nesta época, com o intuito de ser uma plataforma de comunicação instantânea pioneira no mercado. Em 1995 os jovens programadores israelenses Yair Goldfinger, Sefi Vigiser, Amnon Amir e Arik Vardi uniram-se para criar um programa de comunicação online em tempo real que fosse fácil de usar. Logo, em 1996 eles fundaram a Mirabilis que possibilitou distribuir o ICQ para uso restrito. A sigla significa "I Seek You", traduzido para o português como “Eu Procuro Você".
Banco de imagens (Freepik)
Uma demanda foi criada. As pessoas dependiam de salas de bate papo para se comunicarem instantaneamente na internet. O que parece extremamente simples com o chat do Facebook ou MSN era revolucionário na época e o ICQ dominou o mercado de mensageiros instantâneos. O ICQ era bastante avançado para a sua época. No programa era possível realizar a troca de arquivos, a criação de salas de bate-papo com diversas pessoas, guardar o histórico das conversas, envio de mensagens offline, possibilitava a criação de um perfil com as informações pessoais e ainda a clássica música do ICQ para o recebimento de mensagens que ficou bastante conhecida. Para adicionar os amigos, era possível buscá-los entre os usuários do serviço ou digitar diretamente um número chamado Universal Internet Number (UIN).
Com o crescimento de usuários por todo o mundo a empresa buscou criar uma versão para a plataforma Windows, e em 1997 foi lançada a versão beta para o Windows. Com esta estratégia o ICQ elevou a velocidade das mensagens e a lista de contatos, surpreendendo os usuários e chamando a atenção de investidores e empresas americanas.
Em pouco tempo o ICQ já era um sucesso. Os tempos eram outros. A internet começava a se desenvolver e não tinha os bilhões de usuários da atualidade, o que faz o desempenho do ICQ ainda mais surpreendente. Encarando isto como uma oportunidade de negócio a América On Line (AOL) desejou comprar o ICQ. No ano de 1998 o ICQ é vendido para a AOL por US$ 407 milhões, tornando este um valor histórico, o mais alto valor pago à uma empresa de Israel na história e em pouco tempo depois chegou a 100 milhões de usuários registrados.
No início da década de 1990 a AOL foi uma das primeiras empresas a fornecer serviços de Internet fora de universidades e complexos militares. Uma de suas principais estratégias era fornecer disquetes ou CDs com discadores para conexão.
Aliando a conexão e o serviço de mensagem instantânea a AOL elevou ainda mais o sucesso do ICQ, despertando o interesse da concorrência em atuar neste mercado lucrativo. Empresas que ainda não tinham despertado para o mercado de comunicação instantânea começaram a se mexer, e em julho de 1999 os usuários de mensagem instantânea conhecem o produto da Microsoft que apostou em uma agressiva campanha de marketing lançando a primeira versão do MSN Messenger.
Contudo, o declínio do ICQ começou quando a AOL incorporou o seu mensageiro instantâneo, o AIM, ao ICQ, no ano 2000. Os usuários se incomodaram bastante com a colocação de anúncios nas janelas de bate-papo, e foram aos poucos deixando de lado o ICQ, abrindo espaço para o MSN Messenger, que em pouco tempo passou a ser o comunicador preferido dos usuários. Contribuindo para o desaparecimento do ICQ do mercado, vários problemas internos na UOL foram responsáveis ainda mais pela decadência do produto.
O MSN Messenger, que depois virou Windows Live Messenger, ficou conhecido no Brasil apenas como “MSN”. O comunicador instantâneo da Microsoft foi lançado em 1999, mas ele se popularizou com a chegada da versão 6.0, em 2003, que trazia avatares personalizados, emoticons animados, winks, estrelinhas, brilhos e muito mais, mas também caiu em declínio quando a Microsoft anunciou que todos os usuários do Messenger seriam migrados para o Skype.
Em busca de recuperar o espaço perdido no mercado, o ICQ passou por diversas restruturações. Entre 2006 e 2008 o programa inova em diversos sentidos, criando suporte à VOIP, SMS, galeria de fotos e emoticons, tal como o MSN. Entretanto outra crise na AOL em 2009 faz com que o ICQ seja deixado de lado.
Com a popularização das redes sociais pelo mundo as mensagens instantâneas perderam espaço, até a chegada dos smartphones que transformaram os comunicadores instantâneos de programas presos ao computador a aplicativos de celular, renovando mais uma vez a forma de comunicação instantânea. Com a possibilidade de acessar a web de qualquer parte do mundo pelo celular, os serviços mais populares ganharam versões móveis, como o Google Talk, o MSN Messenger e o Facebook Messenger, que virou um app separado da rede social em 2011 e outros que ficaram conhecidos posteriormente, como o Viber, o WhatsApp, iMessage entre outros.
Em 2010, em sua sétima versão, o ICQ é traduzido para 16 línguas e passa a ter interface com as redes sociais. No entanto, apenas em 2014, após ser vendido por US$ 187,5 milhões para a empresa russa Digital Sky Technologies, o produto é relançado mundialmente em busca de atingir o público jovem no uso de smartphones. O novo ICQ em sua versão móvel sincroniza contatos do Google Talk e de outros serviços e redes sociais possibilitando o uso em apenas um aplicativo, com suporte também para chamadas em vídeo. Além disso, o usuário pode enviar fotos, vídeos e compartilhar sua localização. O produto tem versões para iOS, Android, Windows Phone 7, Blackberry e para computador. Agora o ICQ disponibiliza um registro rápido pelo número do celular e aqueles que já usaram o ICQ anteriormente podem ter acesso com o número UIN.Com isto o aplicativo alcançou o primeiro lugar na lista de aplicativos mais baixados na App Store no Brasil superando os concorrentes como o WhatsApp, o Facebook e o Instagram. 
A internet continua a crescer, impulsionando quantidades cada vez maiores de informações on-line e de conhecimento, comércio, entretenimento e redes sociais e o ICQ tem com isto o desafio de sempre aprender com este ambiente de mudanças e nunca mais desaparecer da mente dos consumidores.

Banco de imagens (Freepik)

Texto de Aryane R Máximo 
(Estudo de caso fictício com informações extraídas da internet)

Questões para debate e reflexão (Teoria dos Sistemas)

1. Considerando que o ICQ é um sistema aberto, realize uma analise baseada no texto das cinco características dos sistemas abertos (o ciclo de eventos, entropia negativa, processamento de informações, crescimento e manutenção, equifinalidade) e de que forma os eventos mudou a trajetória do ICQ.
2. Após quase desaparecer totalmente do mercado o ICQ assumiu no ambiente o estado estável ou o equilíbrio dinâmico? Justifique.
3. Realize uma análise e explicite de que forma o ICQ usou a teoria da homeostase a seu favor.

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