NPS, esse é o número que você precisa saber para crescer.
Desde quando iniciei nas pesquisas de marketing em 2008
sempre busco atualizar-me sobre ferramentas, metodologias e métricas de
acompanhamento para sustentar a análise de informações e tomada de decisões.
São leituras, workshops, cursos, entre outras estratégias que utilizo para
sempre conhecer o que há de melhor no assunto. A partir de 2011 tenho me
aprofundado cada vez mais, o que me fez participar do grupo de pesquisas de marketing da
PUCMG. Em seguida conheci a escala do NPS, e o quanto essa metodologia simples
favorece o levantamento de informações que exploram o relacionamento do cliente
com a empresa e as perspectivas de perpetuidade desta no mercado.
Desde então
busquei me aprofundar, e percebi que as informações sobre o NPS eram um tanto
quanto soltas e inconclusivas. Percebi que nos EUA essa metodologia é
largamente utilizada, mas no Brasil ainda há um grande campo para a utilização
sistemática da escala e também como temática de estudo.
Como de costume busquei os artigos seminais sobre o assunto
e cheguei até o autor da escala, Frederick F. Reichheld e um artigo publicado
em 2003 na Harvard Business Review. Mais uma vez tive a compreensão do quanto é
importante “beber na fonte”. No artigo o autor relata como surgiu a pergunta
problema que levou a definição da escala e que frutificou o livro A Pergunta
Definitiva. O estudo de Reichheld baseou-se em técnicas estatísticas e chegou
até a pergunta que apresentou-se como uma ótima indagação para determinar a
lealdade do cliente e consequentemente prever o crescimento da empresa. Os
estudos mostraram haver uma correlação positiva entre a lealdade do cliente evangelísta e o crescimento da empresa.
“A lealdade do cliente evangelísta é claramente um dos mais importantes impulsionadores de crescimento. Embora isso não garanta o crescimento, no geral, o crescimento lucrativo não pode ser alcançado sem ele” (Reichheld, 2003).
O próprio Reichheld é um estudioso sobre o tema lealdade do
cliente. Estudos mostram que fazer o cliente subir na escala de lealdade é um
ponto chave para as empresas se “perpetuarem” no mercado. É importante conhecer
a satisfação do cliente com a empresa, aliás esta é uma pergunta usual nas
pesquisas de satisfação, mas saber a probabilidade do cliente indicar outras
pessoas é fundamental para entender as perspectivas de crescimento da empresa,
e no artigo o autor defende e esclarece como essa correlação foi reconhecida.
Segundo o autor,
“a lealdade é a disposição de alguém de fazer um investimento ou sacrifício pessoal para fortalecer o relacionamento. Consequentemente a fidelidade do cliente é muito mais do que a repetição de compras.”
Sacrifício pessoal trata-se da disposição de recomendar um produto ou
serviço, colocando-se como referência para outras pessoas e colocando a sua
própria reputação em jogo. Isso quer dizer que, apesar de os clientes regulares
nem sempre serem lucrativos e ter uma recompra constante, eles reduzem o custo
de aquisição de novos clientes para as empresas.
Nesse aspecto o NPS é a escala para medir a lealdade do cliente e demonstra simplicidade, flexibilidade e confiabilidade
da metodologia, uma vez que pode ser replicada por qualquer empresa e pesquisa.
Além disso, favorece o benchmarking com resultados de outras empresas do mesmo
segmento.
Mas, o que é
NPS?
O Net Promoter Score - NPS, é uma metodologia que tem o objetivo de
realizar a mensuração do Grau de Lealdade dos Consumidores de qualquer tipo de
empresa.
O NPS na pesquisa de mercado situa a empresa do percentual
de clientes que são detratores, promotores ou neutros e o resultado entre
promotores menos detratores define o percentual de promotores líquidos, ou
seja, a probabilidade de recomendações que você pode receber dos seus clientes
e consequentemente expandir sua marca no mercado.
Calcular o Net Promoter Score permanentemente e gerenciá-lo é
uma forma de acompanhar o crescimento empresarial com base nos feedbacks dos
clientes. Conforme exposto pelo site Satisfação
dos Clientes, “o cultivo de clientes promotores torna qualquer empresa mais
sólida a longo prazo, uma vez que a propagação dos valores do negócio é feita
de forma espontânea através destes consumidores satisfeitos”.
Saber explorar o resultado de cada métrica do NPS,
promotores, detratores e neutros e definir estratégias para o negócio mediante
cada resultado é o pulo do galo do pesquisador de mercado. Sendo assim, vamos
ser eficientes nessa metodologia que mais do que prova ser eficaz! J
Não adianta nada ter o resultado do NPS e usá-lo como uma
métrica seca, sem saber explorá-la da maneira correta e gerar resultados
desejados para o negócio. A minha dica nesse caso é mergulhar na metodologia.
Comece lendo o artigo tratado aqui nessa publicação (link para o artigo), o
livro do autor e outras obras, faça cursos, leia bastante, e use o seu tempo para entender o
que tem feito o mercado.
Satisfazer e encantar o cliente é bom para todo mundo.
Clientes felizes estimulam empresas duradouras.
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