Pular para o conteúdo principal

ARTIGO: SOU HOMEM COM H! O consumo migratório de produtos de beleza

CBR – Consumer Behavior Review publicou a nova edição da revista que traz outro estudo sobre o consumidor masculino. Nesse artigo, abordamos o consumo simbólico de produtos cosméticos e a necessidade de autoafirmação masculina destes consumidores.

Confira o artigo completo AQUI.

Maximo, A. R., & Leite, R. S. (2020). Sou homem com H! O movimento migratório do consumo de produtos de beleza. Consumer Behavior Review, 4(1), 19-37.


SOU HOMEM COM H! O movimento migratório do consumo de produtos de beleza

Resumo
As   pesquisas   de   marketing   não acompanharam  as  mudanças  do  homem moderno para o hodierno. O que antes era caracterizado  como “coisa  de homem”,  na contemporaneidade fragmentou-se em novas possibilidades de construção de identidade de gênero, abrindo espaço para o consumo do homem, fragmentando-se em perfis de consumo antes caracterizados como sendo exclusivamente  das  mulheres,  como  o consumo de produtos de beleza. Esse estudo buscou  compreender  como  os  homens percebem  os  reflexos  desse  consumo  na sociedade atual. Para isso foram realizadas 12 entrevistas com homens jovens de Belo Horizonte analisadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontam para um consumidor cada vez mais seguro, mas que ainda  está  envolto  por  estereótipos  e preconceito da sociedade. 
Palavras-chave:   Consumo   migratório; Vaidade   masculina   e   preconceito; Autoafirmação   masculina;   Consumo simbólico.