A CBR – Consumer Behavior Review publicou a nova edição da revista que traz outro estudo sobre o consumidor masculino. Nesse artigo, abordamos o consumo simbólico de produtos cosméticos e a necessidade de autoafirmação masculina destes consumidores.
Confira o artigo completo AQUI.
Maximo, A. R., & Leite, R. S. (2020). Sou homem com H! O movimento migratório do consumo de produtos de beleza. Consumer Behavior Review, 4(1), 19-37.
SOU HOMEM COM H! O movimento migratório do consumo de produtos de beleza
Confira o artigo completo AQUI.
Maximo, A. R., & Leite, R. S. (2020). Sou homem com H! O movimento migratório do consumo de produtos de beleza. Consumer Behavior Review, 4(1), 19-37.
SOU HOMEM COM H! O movimento migratório do consumo de produtos de beleza
Resumo
As pesquisas de marketing não acompanharam as mudanças do homem moderno para o hodierno. O que antes era caracterizado como “coisa de homem”, na contemporaneidade fragmentou-se em novas possibilidades de construção de identidade de gênero, abrindo espaço para o consumo do homem, fragmentando-se em perfis de consumo antes caracterizados como sendo exclusivamente das mulheres, como o consumo de produtos de beleza. Esse estudo buscou compreender como os homens percebem os reflexos desse consumo na sociedade atual. Para isso foram realizadas 12 entrevistas com homens jovens de Belo Horizonte analisadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontam para um consumidor cada vez mais seguro, mas que ainda está envolto por estereótipos e preconceito da sociedade.
Palavras-chave: Consumo migratório; Vaidade masculina e preconceito; Autoafirmação masculina; Consumo simbólico.