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ARTIGO: A identidade metrossexual de homens consumidores de produtos de beleza

A Revista Comunicação e Mercado da UNIGRAN publicou em setembro um artigo de minha autoria com o professor Dr. Ramon Leite, fruto de dois anos de pesquisas com o consumidor masculino.

Este artigo já havia sido apresentado no congresso IAM 2015: 9TH IBEROAMERICAN ACADEMY OF MANAGEMENT 2015 no Chile, e aguardava retorno de submissão de publicação desde então. Relembre AQUI

Confira o artigo completo no site da Revista. ACESSE.



A identidade metrossexual de homens consumidores de produtos de beleza


RESUMO: Nos últimos anos o consumidor masculino tornou-se mais preocupado com a aparência. Desta preocupação emergiu a figura do “novo homem” e levou ao surgimento do termo metrossexual. Este estudo buscou analisar a identidade metrossexual de homens consumidores de produtos de beleza, tendo por base o estilo de vida e a autoimagem. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista, por meio de entrevistas com doze homens, complementadas por técnicas projetivas. Constatou-se que estes homens não se sentem a vontade em declararem-se ou serem identificados como metrossexuais, devido ao preconceito da sociedade. Contudo os pesquisados podem ser considerados metrossexuais, uma vez que as preocupações com a autoimagem e o estilo de vida denotam rigorosos cuidados dedicados à aparência e à vaidade.
Palavras-chave: Identidade metrossexual; Vaidade masculina; Produtos de beleza para homem.


Marcos Figueiredo para a Revista PUC Minas