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ARTIGO: A implantação de uma agenda de pesquisas de marketing em uma instituição de ensino superior

Sabe aquele projeto que você sempre quis que se tornasse público? 

Esse artigo representa exatamente isso para mim, porque acredito que meu relato de experiência apresentado no texto pode auxiliar gestores e analistas de instituições de ensino a buscarem insights na condução de pesquisas de mercado com alunos considerando as boas práticas. 

Se você for do segmento educacional vai entender minhas motivações. 

É fácil encontrar materiais, artigos e textos sobre pesquisa, inteligência de mercado e UX Researcher por aí, mas a intercessão deste assunto com o cenário educacional ainda não havia sido proposta, ainda mais a tentativa de se propor uma agenda de pesquisas de marketing com o corpo discente, prospects e egressos de instituições de ensino superior. 

Eu espero te proporcionar uma leitura científica leve, mas que te possibilite alcançar bons indicadores e informações para suas campanhas de marketing, de relacionamento e de programas de satisfação/fidelização. 

Régua de pesquisa de marketing para instituições de ensino superior

FONTE: Máximo (2021). 

No artigo, além de descrever as pesquisas realizadas que culminaram na régua de pesquisas acima, eu proponho uma adaptação às etapas de decisão de compra do consumidor e a classificação do cliente de produtos e serviços educacionais enquanto este avança na jornada de compra, evoluindo de suspect à aluno matriculado, além do comportamento pós compra esperado (evasão, recompra de outros cursos, lealdade ou rejeição à marca).

Jornada do aluno e o processo de decisão de compra. 

FONTE: Máximo (2021). Adaptado de Kotler, P.; Keller, K. L. (2006). 

Uma outra contribuição que busquei abordar foram os motivos que levam à evasão, agrupando em motivos, as mais diversas situações apontadas pelos alunos.


FONTE: Máximo (2021).

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ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA COMUNICAÇÃO E MERCADO DA UNIGRAN

A IMPLANTAÇÃO DE UMA AGENDA DE PESQUISAS DE MARKETING EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

RESUMO: 

As instituições de ensino superior devem buscar desenvolver práticas mercadológicas para sustentar a sua continuidade no mercado. Autores de marketing educacional defendem a profissionalização e aplicação de tradicionais técnicas de marketing, tais como a pesquisa de mercado, que possui destaque e importância no apoio às decisões de marketing em instituições de ensino superior. Esse estudo apresenta o relato de uma experiência da implantação de pesquisas com o prospect e aluno de uma instituição de ensino superior e como a agenda de pesquisa pode auxiliar em decisões fundamentais e amparar programas de relacionamento com o aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa de marketing; Marketing educacional; Net Promoter Score.

Para ler o artigo na íntegra clique aqui.

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