ARTIGO: ESPELHO, ESPELHO MEU... Os hábitos de consumo de produtos de beleza do consumidor metrossexual
Enfim desencantou! Este artigo esteve para publicação por mais de 5 anos. Finalmente foi publicado por uma excelente revista, a REVISTA GENERO. Muito já foi publicado e escrito sobre o metrossexual e sobre a vaidade masculina, em evolução. Mas eu tinha um desejo muito grande de publicar este artigo, porque nele consta a descrição dos produtos e serviços usados pelos homens vaidosos, que os enquadra na categoria de metrossexual.
SEM NEURAS! Este consumidor é apenas o homem que não tem vergonha de se cuidar. É saudável cuidar da pele, do cabelo e das unhas. É um ato de higiene. Se o homem é muito ou pouco vaidoso, ele pode querer conhecer os TIPOS DE METROSSEXUAL que já publiquei aqui.
Nesse artigo pudemos discutir a beleza masculina sobre um olhar de cuidados com a autoimagem e envolvimento com produtos cosméticos, algo que na literatura ainda não havia sido relacionado.
A autoimagem é compreendida nesta pesquisa como uma construção social a respeito do self. Assim, com base nos relatos dos entrevistados sobre como o homem se relaciona com a sua autoimagem e vaidade pessoal, foi possível perceber que eles relacionam a vaidade com o cuidado consigo mesmo e como algo que traz prazer. É o narcisismo hedônico figurado de uma forma positiva e reveladora na pesquisa.
Quer ler o artigo na íntegra? Acesse abaixo.
“ESPELHO, ESPELHO, MEU”... OS HÁBITOS DE CONSUMO DE PRODUTOS DE BELEZA DO CONSUMIDOR METROSSEXUAL
Resumo:
As novas tendências de consumo transformaram os hábitos de compra dos homens, que se tornaram mais preocupados com a aparência e autoimagem, emergindo uma nova figura, conceituada como homem metrossexual. Há pelo mundo alguns estudos sobre este consumidor, que corroboram que este homem faz parte de um novo perfil de consumidor masculino, contudo, não há conhecido um estudo que fizera uma interlocução entre a vaidade deste consumidor e sua relação com hábitos de consumo de produtos de beleza, demonstrando uma lacuna para a pesquisa com este consumidor, sendo esta a proposta deste estudo.
Palavras-chave: Beleza Masculina; Consumidor Metrossexual; Homem Narcisista
Abstract:
New consumption trends have transformed the purchasing habits of men, who have become more concerned with appearance and self-image, thus allowing a new figure to emerge, namely metrosexual men. There are some studies on this kind of consumer around the world, which corroborate that it is part of a new profile of male consumer, however, there is no known study verifying the relation between the vanity of this kind of consumer and his consumption habits of beauty products, demonstrating a gap in research to be addressed in this study.
Keywords: Male Beauty; Metrosexual Consumer; Narcissistic Man
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