Pular para o conteúdo principal

ARTIGO: ESPELHO, ESPELHO MEU... Os hábitos de consumo de produtos de beleza do consumidor metrossexual

Enfim desencantou! Este artigo esteve para publicação por mais de 5 anos. Finalmente foi publicado por uma excelente revista, a REVISTA GENERO. Muito já foi publicado e escrito sobre o metrossexual e sobre a vaidade masculina, em evolução. Mas eu tinha um desejo muito grande de publicar este artigo, porque nele consta a descrição dos produtos e serviços usados pelos homens vaidosos, que os enquadra na categoria de metrossexual. 

SEM NEURAS! Este consumidor é apenas o homem que não tem vergonha de se cuidar. É saudável cuidar da pele, do cabelo e das unhas. É um ato de higiene. Se o homem é muito ou pouco vaidoso, ele pode querer conhecer os TIPOS DE METROSSEXUAL que já publiquei aqui. 

Nesse artigo pudemos discutir a beleza masculina sobre um olhar de cuidados com a autoimagem e envolvimento com produtos cosméticos, algo que na literatura ainda não havia sido relacionado.

A autoimagem é compreendida nesta pesquisa como uma construção social a respeito do self. Assim, com  base  nos  relatos  dos  entrevistados  sobre  como  o  homem  se  relaciona com a sua autoimagem e vaidade pessoal, foi possível perceber que eles relacionam a vaidade com o cuidado consigo mesmo e como algo que traz prazer. É o narcisismo hedônico figurado de uma forma positiva e reveladora na pesquisa.


Quer ler o artigo na íntegra? Acesse abaixo.

“ESPELHO, ESPELHO, MEU”... OS HÁBITOS DE CONSUMO DE PRODUTOS DE BELEZA DO CONSUMIDOR METROSSEXUAL

Resumo: 

As  novas  tendências  de  consumo  transformaram  os  hábitos  de  compra  dos  homens,  que  se  tornaram  mais  preocupados  com  a  aparência  e  autoimagem,  emergindo  uma  nova  figura,  conceituada  como  homem  metrossexual.  Há  pelo  mundo  alguns  estudos  sobre  este  consumidor,  que  corroboram  que  este  homem  faz  parte  de  um  novo  perfil  de  consumidor  masculino, contudo, não há conhecido um estudo que fizera uma interlocução entre  a  vaidade  deste  consumidor  e  sua  relação  com  hábitos  de  consumo  de  produtos  de  beleza,  demonstrando  uma  lacuna  para  a  pesquisa  com  este  consumidor, sendo esta a proposta deste estudo.

Palavras-chave: Beleza Masculina; Consumidor Metrossexual; Homem Narcisista

Abstract: 

New  consumption  trends  have  transformed  the  purchasing  habits  of men, who have become more concerned with appearance and self-image, thus  allowing  a  new  figure  to  emerge,  namely  metrosexual  men.  There  are  some studies on this kind of consumer around the world, which corroborate that it is part of a new profile of male consumer, however, there is no known study verifying the relation between the vanity of this kind of consumer and his consumption habits of beauty products, demonstrating a gap in research to be addressed in this study.

Keywords: Male Beauty; Metrosexual Consumer; Narcissistic Man

Comentários