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O storytelling no novo comercial da Renault

Quem me acompanha sabe que eu gosto muito de boas propagandas, e sempre compartilho algumas aqui. Além disso, tenho estudado sobre storytelling e vi muito disso no novo comercial da Renault.

Storytelling é um termo em inglês. "Story" significa história e "telling", contar. Mais que uma mera narrativa, Storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.        Rock Content

O mais recente comercial da Renault faz um resgate memorável do desenho animado Caverna do Dragão, sucesso no Brasil nas décadas de 80 e 90, na divulgação no novo modelo da marca, um SUV Kwid Outsider. Será uma estratégia da marca que desejou ganhar espaço na mídia após a Paramount Pictures confirmar que está desenvolvendo uma nova adaptação do RPG 'Dungeons & Dragons' e que levou os fãs a pensarem que a série do desenho animado viraria filme em breve? Se foi estratégia não sabemos, pelo menos não relacionado a isso. 😏

Mas, há muito de estratégia no comercial. A começar pela correta definição do público-alvo do produto em relação aos espectadores da campanha. O potencial público consumidor do Kwid Outsider está na faixa de 30 a 45 anos, faixa esta compatível aos espectadores de Caverna do Dragão dos anos 80 e 90.

Sem falar da adaptação da história para o comercial, dando um elegante destaque ao carro, apresentando maravilhosamente os personagens e a incessante busca pela volta pra casa.
Para quem não conhece, o desenho conta a história de um grupo de crianças que vão a um parque de diversões e lá se deparam com o brinquedo Caverna do Dragão. Ao entrarem nele, são enviados a um mundo mágico, aonde vivem muitas aventuras e contam com a ajuda do Mestre dos Magos para tentar voltar para casa, porém nunca voltam. O final da série nunca foi ao ar e por isso os fãs ficam ensandecidos com uma hipótese de um filme "remaker" que finalmente vai mostrar o final da história.

Assista ao comercial e faça boas análises mercadológicas 😂 👇

Sugiro expandir a tela

Enfim, no comercial brilhantemente temos uma possível final da história. E por isso que este é um bom caso de storytelling, que mostra a jornada do herói, conceito essencial para criar narrativas que de fato engajam para promover um produto.

A melhor abordagem para difundir a missão de uma empresa é contar histórias. – Philip Kotler 

Quer conhecer mais sobre storytelling? Confira aqui um texto da Rock Content e assista o vídeo Storytelling: A Arte de Contar Histórias Memoráveis

Assista também Caverna do Dragão, tudo que você não viu no comercial.

Até loguinho...