Pular para o conteúdo principal

Eficiência ou Eficácia

Volta e meia bate aquela dúvida: É eficiência ou eficácia?
O que é correto usar em uma frase onde me refiro a resultado?

A dúvida entre eficiência e eficácia é mais comum do que imaginamos.

Estas duas palavras estão inseridas no cotidiano das pessoas, principalmente de gestores. Por este motivo que elas são abordadas em disciplinas de teorias da administração.

Vou compartilhar com vocês um material que eu uso nas minhas aulas.


Eficácia –> medida de alcance de resultados
Eficiência –> medida de utilização de recursos



E o quer dizer ser efetivo?

Efetividade –> É o equilíbrio ou balanceamento dos dois elementos (eficiência e eficácia).

Ou seja, se você foi efetivo, quer dizer que usou bem os recursos e alcançou o resultado esperado.


Também pode-se pensar em termos de impactos. O impacto foi positivo ou negativo. Quanto mais negativo menor a efetividade, e quanto mais positivo maior a efetividade.
Veja a seguir uma matriz que relaciona o alcance dos objetivos (tem a ver com eficácia) X a utilização dos recursos (tem a ver com eficiência)




Relacionando as palavras com a teoria da administração temos:

Eficácia é uma medida normativa do alcance dos resultados (...) (Chiavenato, 1994, p. 70). 


Eficiência é a capacidade de ‘fazer as coisas direito’, é um conceito matemático: é a relação entre insumo e produto (input e output). Um administrador eficiente é o que consegue produtos mais elevados (resultados, produtividade, desempenho) em relação aos insumos (mão-de-obra, material, dinheiro, máquinas e tempo) necessários à sua consecução. Em outras palavras, um administrador é considerado eficiente quando minimiza o custo dos recursos usados para atingir determinado fim. Da mesma forma, se o administrador consegue maximizar os resultados com determinada quantidade de insumos, será considerado eficiente (Megginson et al, 1998, p. 11). 
      Eficiência é uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo. (...) A eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível (...) (Chiavenato, 1994, p. 70). 

Efetividade é o mais complexo dos três conceitos, em que a preocupação central é averiguar a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais, deixando claro que setores são beneficiados e em detrimento de que outros atores sociais. Essa averiguação da necessidade e oportunidade deve ser a mais democrática, transparente e responsável possível, buscando sintonizar e sensibilizar a população para a implementação das políticas públicas. Este conceito não se relaciona estritamente com a idéia de eficiência, que tem uma conotação econômica muito forte, haja vista que nada mais impróprio para a administração pública do que fazer com eficiência o que simplesmente não precisa ser feito (Torres, 2004, p. 175). 

Para facilitar ainda mais, veja estes quadros com alguns exemplos de palavras chave que também  auxiliam na comparação e memorização para o uso correto de cada conceito nas mais diversas situações:


O que é melhor, ser mais eficiente ou mais eficaz? 
Vamos entender fazendo uma leitura da figura abaixo.



VERDE: Se eu faço o que tem que ser feito (objetivo) do jeito certo (meio) --> Estou sendo  + eficaz e + eficiente
AZUL: Se eu faço o que tem que ser feito (objetivo) do jeito errado (meio) --> Estou sendo + eficaz e - eficiente
LARANJA: Se eu faço o errado (diferente da meta) do jeito errado (usando mal os recursos)  --> Não estou sendo nem eficaz e nem eficiente (-eficaz e - eficiente)
VERMELHO:  Se eu faço o errado (não era o objetivo esperado) mas do jeito certo (usando bem os recursos) --> Sou eficiente porque uso bem os recursos mas não atinjo o objetivo, ou seja, sou - eficaz e + eficiente

A figura nos faz pensar que o melhor na verdade é ser EFETIVO, que se encontra no polo verde da figura.

Se ainda tem dúvidas relacionadas a isso fique a vontade para entrar em contato, ok.
Aproveite para ler sobre o assunto. Uma dica? Comece por este artigo do site Administradores.com e as fontes de consulta, conforme abaixo.

Consulte:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração, teoria, processo e prática. São Paulo:
Makron Books, 1994

MEGGINSON, Leon C. et al. Administração: conceitos e aplicações. 4.ed. São Paulo:
Harbra,1998, p.11-12.

TORRES, Marcelo Douglas de Figueiredo. Estado, democracia e administração pública no
Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 224 p.