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ARTIGO: Novas Concepções de Gênero: O homem vaidoso e os tipos de consumidores metrossexuais

A CBR – Consumer Behavior Review está lançando a Edição Especial sobre o tema da Pesquisa Transformativa do consumidor.  

A pesquisa transformativa do consumidor (TCR) se dedica a compreender o comportamento de consumo do ponto de vista do bem-estar individual e coletivo (Ozanne et al., 2015), oferecendo à sociedade uma resposta aos impactos antes negligenciados nas pesquisas tradicionais de marketing (Mick et al.,2012).
O debate acerca do bem-estar embrionariamente foi promovido por McGregor e Goldsmith (1998). Para os autores, muitos são os fatores que impactam diretamente o bem-estar do consumidor perpassando por fatores relacionados a questões econômicas, emocional, mudanças familiares ou da perspectiva social. O bem-estar social se preocupa com as necessidades sociais latentes entre indivíduo e o emocional abarca todas as questões psicológicas mediadoras com o meio e o próprio indivíduo, como autoestima, identidade, realização, autoconceito, expressão, formação e imagem. (Pinto et. al., 2016).



As pesquisas sobre a TCR no Brasil estão mais envolvidas ao bem-estar inclusivo de minorias da sociedade (Pinto et al., 2016; Coelho, 2015), mas este artigo pretende trazer um novo olhar sobre a TCR. O de rompimento de preconceitos relacionados a identidade de gênero, o que é coisa de menina ou de menino, para que este “novo homem” possa consumir sem medo do preconceito de ser vaidoso e ao mesmo tempo ser julgado pela sociedade como sujeito menos macho. Poder consumir sem a sensação de estar sendo julgado favorece a autoestima deste homem, liberdade de se expressar enquanto sujeito, trazendo benefícios no convívio em geral deste na sociedade. 
Este artigo também avança nos estudos sobre o metrossexual, estabelecendo perfis de consumidores metrossexuais.

Confira o artigo completo AQUI.

Maximo, A. R. & Leite, R. S. (2017). Novas concepções de gênero: O homem vaidoso e os tipos de consumidores metrossexuais. Consumer Behavior Review, 1(Special Edition), 62-79.

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