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Tá na WEB: Radar de Consumo Colaborativo

O instituto de pesquisa e opinião pública Market Analysis divulgou recentemente os resultados do estudo "Radar de Consumo Colaborativo", feito com mais de 800 brasileiros em 9 capitais do país. Entre os principais achados estão:
- Cresceu a familiaridade com as noções e práticas de consumo colaborativo;
- O maior crescimento ocorreu em São Paulo, mas Porto Alegre é quem lidera;
- Se identifica um pouco menos com troca ou compra/venda de usados e mais com locação de serviços (transporte, produtos);
- Aprofundou-se a dependência de recursos como internet para conhecer e se engajar em práticas de consumo colaborativo;
- Transporte, eletroeletrônicos, livros, hospedagens e financiamento coletivo são os segmentos campeões da economia compartilhada entre os brasileiros;
- Aparecem novas caras como ícones do consumo colaborativo tais como Uber, Mercado Livre e Facebook (e curiosamente outros ícones como Airbnb continuam fora do radar);
- Há menos empolgação com a novidade e se reconhecem momentos frustrantes no envolvimento individual com a economia compartilhada que leva a um aumento da desconfiança e receio de ser prejudicado. Há um incipiente desencantamento com algumas práticas a partir experiências adversas (inclusive com empresas dedicadas à economia compartilhada) como da banalização da ideia de consumo colaborativo.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra aqui: http://marketanalysis.com.br/…/20170526-Radar-de-Consumo-co…

Fonte: Estudos do Consumo


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