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ARTIGO: A Multidimensionalidade da Imagem de Preço de Produto: Um Estudo com a Imagem de Preço de Vestuário

Revista de Administração Mackenzie, publicou um interessante artigo sobre imagem de preço de produto. (Não deixe de conferir o texto completo).


A MULTIDIMENSIONALIDADE DA IMAGEM DE PREÇO DE PRODUTO: UM ESTUDO COM A IMAGEM DE PREÇO DE VESTUÁRIO

RESUMO
A compreensão das imagens formadas por diversos públicos sobre o preço, constitui um importante elemento para o direcionamento de estratégias de posicionamento de produtos no mercado, bem como do composto de comunicação para melhor apoiar a performance do preço dos produtos. Esta pesquisa teve por objetivo, primeiramente, identificar a partir da revisão da literatura, as dimensões que melhor explicam como a imagem de preço de produtos pode ser formada e, em segundo lugar, verificar como estas dimensões se configuram na imagem mental de uma população alvo. Os resultados sugerem que a imagem de preço de produtos, compreendida como uma variável latente e multidimensional, pode ser configurada a partir de seis dimensões: funcional, emocional, simbólica, de justiça, axiomática e social. Estes atributos associados ao valor percebido, retratam o benefício ou o sacrifício de cada atributo relacionado à dimensão analisada. A partir do Método de Configuração de Imagem (MCI), foi possível estudar como estas dimensões se configuram em uma amostra de 337 estudantes de graduação, a partir do preço de uma “peça de vestuário ou um acessório”, cujo preço aproximado de venda nas lojas fosse de R$ 500,00. Os resultados apresentam 627 citações dos respondentes, sendo que 68% delas estão relacionadas aos benefícios percebidos. Além disso, as dimensões mais salientes foram a dimensão funcional (relacionada à qualidade percebida), de justiça (verificada a partir da relação custo versus benefício) e a simbólica (identificada a partir do status e do luxo). Para melhor visualização dos resultados, um gráfico e um quadro explicativo apresentam como a imagem de preço do produto pode ser configurada, para auxiliar no melhor direcionamento de estratégias de comunicação e de apreçamento dos produtos.

Palavras-chave: Imagem de Preço. Valor Percebido. Configuração de Imagens. Multidimensionalidade da Imagem. Método de Configuração de Imagem.

Autores: Deonir De Toni, José Afonso Mazzon, Gabriel Sperandio Milan

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