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ARTIGO: Na alegria e na Tristeza - Compartilhamento de Informações, Comparação e Consumo em Comunidades Virtuais de Noivas

A Revista Brasileira de Marketing - REMARK, publicou no dia 30/06/2015 a útima edição da revista. Entre vários assuntos interessantes encontrei um artigo sobre o consumo em comunidades virtuais de noivas, que entrega resultados a respeito das emoções vivenciadas por estas consumidoras nestes ambientes (Não deixe de conferir o texto completo).

Isto me fez lembrar de um infográfico que guardei para exemplificar aulas, que retirei do blog Prontos Para Casar. Veja abaixo:


Este é um mercado promissor e lucrativo, e começa a despertar o interesse de pesquisadores de marketing em busca de aprofundar os estudos sobre este mercado e seus consumidores.
Conheça um pouco sobre a pesquisa e o artigo a seguir.

NA ALEGRIA E NA TRISTEZA: COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES, COMPARAÇÃO E CONSUMO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE NOIVAS

RESUMO
As comunidades virtuais são compreendidas por pesquisadores da área de marketing como um importante grupo de referência para a tomada de decisão dos consumidores, servindo como fonte ou até mesmo ambiente de consumo. Pouco se conhece sobre os mecanismos de comparação social que ocorrem nestes ambientes e seus consequentes em termos de emoção gerada e consumo. O objetivo deste trabalho é analisar a comparação social e as emoções que surgem em comunidades virtuais, no contexto do consumo. Para tal, uma pesquisa exploratória foi empreendida na comunidade “Noivinhas”, presente na rede social Facebook, e formada por noivas de uma capital do Brasil. Entrevistas semiestruturadas junto a participantes também foram conduzidas para alcançar o objetivo do estudo. Foi possível constatar que os depoimentos, fotos e vídeos postados na comunidade virtual estudada não só dão margens para que a comparação ocorra, mas também para que, a partir dela, emoções sejam geradas. As emoções negativas foram as mais lembradas pelas entrevistadas e também eram relatadas pelas participantes da comunidade. Inveja, arrependimento e tristeza podem ser citadas como as mais recorrentes. Já as emoções positivas não são tão marcantes para algumas noivas e a grande maioria só relata a felicidade. Em relação ao consumo, todas as entrevistadas admitiram que a comparação acaba motivando-o, principalmente quando a emoção gerada é negativa.

Palavras-chave: Comunidades Virtuais; Comparação Social; Consumo.

Autoras: Rute de Alencar FrotaAna Augusta Ferreira de Freitas


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