Artigo apresentado no VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo demonstra resultados sobre os significados que a nova classe média atribui aos Shopping Centers. Confira o texto completo aqui.
Autores: Sara Pimenta Resende; Marcelo de Rezende Pinto; Aryane Ribeiro Máximo; Ramon Silva Leite
Estudos do Consumo
Resumo:
Pode-se afirmar que, atualmente, um grande número de famílias passou a fazer parte das estatísticas dos institutos de
pesquisa no que tange a poder de compra. Adjacente a isso, não se pode deixar de mencionar que os shopping centers
vêm se tornando um locus privilegiado para diversas atividades de consumo. É justamente nesse contexto que se
oportunizam a emergência de algumas questões que ensejaram a elaboração desse trabalho: de que forma os
indivíduos jovens da nova classe média vêm construindo os significados atinentes ao consumo do espaço shopping
center? Quais são os aspectos mais relevantes do consumo nas diversas interações entre o shopping e esses jovens? De
que forma convivem e se harmonizam as questões conflitantes relacionadas ao consumo em um shopping center? Até
que ponto frequentar um shopping center serve para incluir esse jovem na sociedade de consumo atual? Em face do
objetivo proposto para o trabalho, adotou-se uma estratégia qualitativa de pesquisa. Assim, entrevistas em
profundidade foram conduzidas com 12 indivíduos pertencentes a esse estrato da população. Os resultados da pesquisa
parecem sinalizar que, para esse grupo, o shopping se configura como um locus de entretenimento. A visita a esses
espaços tende a ser uma visita de lazer, para frequentar o cinema e a praça de alimentação. Além disso, na relação
entre os consumidores jovens da nova classe média e os shopping centers parecem desfilar diversas questões, dignas
de um maior escrutínio pelos pesquisadores do consumo, tais como convivência, interação, socialização, associação,
pertencimento e manifestações de visões de mundo, estilos de vida, desejos, sonhos, frustrações e conflitos.
Palavras-chave: Consumo, Nova classe média, Shopping Centers.
Estudos do Consumo